O vídeo de um tornado que supostamente teria sido registrado na tarde de domingo (13), em Jaguapitã, no interior do Paraná, não procede. Ou melhor, o vídeo é verdadeiro, mas o fenômeno não aconteceu em Jaguapitã, e não foi no domingo, e sim na cidade de Guarantã do Norte, no Mato Grosso, no sábado (12).
A informação foi confirmada pelo Acácio Cordioli, do grupo de ‘caçadores de tempestades, Stormaringá’. “O fenômeno é mesmo real, foi registrado em mais de um ângulo, inclusive, mas alguém simplesmente baixou da internet, e disseminou dizendo que era de Jaguapitã”, explica. “As pessoas fazem qualquer coisa por uma curtida”, acrescenta.
Cordioli destacou que esses fenômenos naturais são bastante comuns no Brasil, sobretudo na Região Sul. “O Brasil só perde para os Estados Unidos em quantidade de tornados, estamos em um corredor de tempestades e tornados”, relata. “Sempre teve, e sempre em quantidades consideráveis, o que acontece é que agora todo mundo tem um celular para filmar”.
A localidade em que o tornado foi registrado fica no interior de Guarantã do Norte, o “Vale do Quinze”. Os vídeos originais, mostram o fenômeno em dois ângulos distintos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário